Rcodp

Tratamento da má oclusão de Classe II com retrognatismo mandibular utilizando propulsor mandibular associado a aparelhos autoligáveis passivos com prescrições individualizadas

Henrique Mascarenhas Villela

INTRODUÇÃO: A correção da má oclusão de Classe II com deficiência mandibular em pacientes em fase de crescimento necessita de uma abordagem ortopédica associada ao tratamento ortodôntico para, além de corrigir as relações dentárias, estimular o crescimento da mandíbula e reduzir a convexidade facial. Os propulsores mandibulares podem ser utilizados acoplados aos aparelhos ortodônticos fixos, com o objetivo de efetuar a correção ortopédica juntamente com as movimentações ortodônticas necessárias. OBJETIVO: O presente artigo apresenta um relato de caso clínico, com um protocolo de tratamento para corrigir esse tipo de deformidade dentofacial, associando propulsores mandibulares aos braquetes autoligáveis passivos com prescrições individualizadas. O tratamento ortodôntico visou preparar as arcadas para efetuar o avanço ortopédico, bem como inibir os efeitos colaterais indesejados decorrentes das forças geradas pelo propulsor mandibular. Essa abordagem promoveu uma rotação horária de 2,5° do plano oclusal (PHF.POcl de 2,5° para 5,0°); porém, manteve o plano mandibular (FMA = 17°). A relação sagital entre maxila e mandíbula melhorou, com uma redução de 4° no ANB (de 6° para 2°). A inclinação dos incisivos superiores aumentou, promovendo um trespasse horizontal, permitindo a correção ortopédica com o avanço mandibular. A inclinação dos incisivos superiores aumentou 19° (1.PP de 100° para 119°), e a dos inferiores aumentou 7° (IMPA de 93° para 100°). A convexidade facial melhorou 4° (Â Conv.Face de 163° para 167°). CONCLUSÃO: A associação do propulsor mandibular com os aparelhos autoligáveis passivos com prescrições individualizadas se mostrou eficiente na correção da má oclusão de Classe II, promovendo um bom efeito ortopédico e inibindo os efeitos ortodônticos indesejáveis.

Palabras Clave: Má oclusão de Classe II. Aparelho funcional fixo. Aparelhos autoligáveis passivos. Prescrições individualizadas.

Cómo citar: Villela HM. Treatment of Class II malocclusion with mandibular retrognathism using mandibular propulsion associated to passive self-ligating appliances with individualized prescriptions. Clin Orthod. 2021 Dec-2022 Jan;20(6):58-70.

jueves, 19 de mayo de 2022 22:47