Dpjo

Preferências dos ortodontistas quanto à diferença de altura de colagem entre os incisores superiores

Mauro Henrique Andrade NASCIMENTO, Karla Magnólia Napoli BRANDÃO, Carolina Carmo de MENEZES, André Wilson MACHADO, Milton SANTAMARIA-JR

Introdução: O posicionamento vertical dos braquetes ortodônticos dos incisivos superiores influencia diretamente no degrau formado entre esses dentes, podendo interferir na percepção estética do sorriso. Além disso, os padrões estéticos se alteram ao longo do tempo, demandando ajustes nas técnicas para acompanhá-los. Objetivo: O presente estudo analisou as preferências dos ortodontistas em relação à diferença na altura de colagem dos braquetes entre os incisivos centrais superiores (ICS) e os incisivos laterais superiores (ILS) e determinou, ainda, se o sexo do ortodontista, idade e tempo de especialização têm associação com suas escolhas. Métodos: A pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico incluindo as variáveis sexo, idade e tempo de formação profissional. Em seguida, os participantes analisaram um caso clínico, para o qual indicaram as alturas de colagem dos braquetes que aplicariam, com as opções de 3,0 mm a 5,5 mm da borda incisal, em intervalos de 0,5 mm; ou no centro da coroa clínica (CCC). Os dados foram analisados utilizando-se as diferenças entre as alturas de colagem dos ICS e ILS, refletindo na formação de de- graus verticais entre esses dentes. Resultados: Encontrou-se que os profissionais utilizariam a seguinte diferença de altura na colagem dos braquetes de ICS e ILS: 0 mm (3,9%); 0,5 mm (78,3%); 1 mm (7,6%); 1,5 mm (0,2%); e CCC (9,9%). As correlações entre a preferência das alturas de colagem e o sexo, idade e tempo de formado não foram estatisticamente significativas. Conclusão: Na amostra pesquisada, existiu uma preferência pela diferença de altura na colagem entre ICS e ILS de 0,5 mm, sendo que os fatores sexo, idade e tempo de formação não tiveram influência na escolha.

Palabras Clave: Estética dentária. Sorriso. Ortodontia.

Cómo citar: Nascimento MHA, Brandão KMN, Menezes CC, Machado AW, Santamaria-Jr M. Orthodontists’ preferences regarding the difference of bracket bonding height between the maxillary incisors. Dental Press J Orthod. 2021;26(6):e212031.

jueves, 19 de mayo de 2022 21:27